Com o Pr. Klauber Maia
Lições
"O termo “meios de graça” não é propriamente uma expressão bíblica, mas tem sido usado por muitos segmentos da Igreja Cristã para designar os canais pelos quais podemos nos apropriar e crescer na graça de Deus, a partir do que revela a Palavra. Os principais meios de graça para as igrejas de tradição wesleyana são “a oração, seja secreta ou juntamente com a congregação; o estudo das Escrituras (que compreende a leitura, audição e meditação); e a participação da Ceia do Senhor, comendo o pão e bebendo do cálice em memória de Cristo”" [Revista Raizes da nossa Fé]
"A piedade não é uma virtude, mas um estilo de vida que o homem com seus próprios esforços é incapaz de obter. No entanto, mesmo assim o texto traz a expressão exercita-te (gr. γυµναζε/guímnaze), a qual vindo do contexto olímpico grego se referia ao ato do atleta treinar fisicamente para as corridas olímpicas. Logo, a Bíblia está nos exortando a “suor a camisa” num esforço intencional, para termos uma vida piedosa. Parece contradição, mas não é. É sim, lançar a semente e confiar na ação de Deus." [Disciplinas Espirituais, p. 283]
"A plena participação na vida do Reino de Deus e no companheirismo vívido de Cristo chegam a nós por meio do exercício apropriado das disciplinas para a vida no espírito." [O Espirito das disciplinas, Dallas Willard, p. 172]
"Pense nas Disciplinas Espirituais como exercícios espirituais. Ir a seu lugar favorito para orar ou tomar notas, por exemplo, é como ir à academia e se exercitar em um aparelho com pesos. Assim como as disciplinas físicas desse tipo promovem a força, as Disciplinas Espirituais também promovem a Piedade." [Disciplinas espirituais para a Vida Cristã, Donald S Whitney, p. 188]
"Antes de começarmos a falar mais sobre a palavra de Jesus, seu ouvido e sua igreja nas páginas seguintes, precisamos deixar claro qual é a maior graça ao longo desses caminhos: o próprio Jesus. O grande objetivo dos meios é conhecê-lo e desfrutá-lo. A alegria final em qualquer disciplina, prática ou ritmo de vida verdadeiramente cristã é, nas palavras do apóstolo, a 'sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor' (Fp 3.8). 'E a vida eterna é esta', e este é o objetivo dos meios de graça: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste' (Jo 17.3)." [Hábitos Espirituais, David Mathis, p.72].
"Deus nos deu as Disciplinas Espirituais como meio de receber a Sua graça e crescer em Piedade. Por elas, colocamo-nos diante de Deus para que Ele opere em nós." [Disciplinas Espirituais para a Vida Cristã, Donald s Whitney, p. 17]
"Ninguém pode desenvolver uma espiritualidade madura sozinho. Ser cristão é ser chamado para o seio de uma comunidade. É tornar-se uma parte funcional do Corpo de Cristo. Este fato foi demonstrado nos capítulos anteriores através da expressão coletiva de cada um dos meios da graça. Mas para Wesley era importante tornar palpável para os primeiros metodistas a dimensão coletiva da vida espiritual. Para isso ele utilizou a Conferência Cristã." [A Vida Devocional na Tradição Wesleyana, Steve Harper]
"Wesley tinha uma vida devocional marcada pela Dimensão da Igreja. É importante termos em mente que Wesley nunca permitiu que a sua espiritualidade pessoal ou que as sociedades se tornassem “substitutos da igreja”. Ele mantinha o seu relacionamento com a Igreja Anglicana e esperava que seus seguidores fizessem o mesmo. “Observava fielmente as orações da manhã e da noite. Participava da Ceia do Senhor uma vez a cada quatro ou cinco dias, normalmente em um altar anglicano. E observava as festividades e jejuns da Igreja Anglicana” (HARPER,1983, p. 21). O avivamento de Wesley nunca deteriorou o significado nem a dimensão da Igreja e de sua liturgia. É importante redescobrir a espiritualidade de muitas mulheres e homens da história da Igreja e aprender também com elas e eles a importância da prática das disciplinas espirituais. Como vimos, elas são meios de graça que nos auxiliam a viver o plano de Deus em todas as áreas de nossa vida." (Revista Raízes da Nossa Fé]
"A mais fácil das Disciplinas relacionadas à absorção da Palavra de Deus é simplesmente ouvi-la. Por que considerar esta uma Disciplina? Porque se não disciplinarmos a nós mesmo para ouvir a Palavra de Deus regularmente, poderemos ouvi- la apenas acidentalmente, só quando tivermos vontade de ouvir, ou podemos jamais ouvi-la. Para a maioria de nós, disciplinar-se a si mesmo para ouvir a Palavra de Deus significa desenvolver a prática de freqüentar firmemente uma igreja neo- testamentária onde a Palavra de Deus seja pregada com fidelidade." [Disciplinas Espirituais para a Vida Cristã, Donald S Whitney, p. 191]
"Independentemente de quão ocupados nos tornemos com tantas coisas, cristão, devemos nos lembrar de que a prática mais transformadora disponível a nós é a absorção disciplinada das Escrituras." [Disciplinas Espirituais para a Vida Cristã, Donald S Whitney, p. 190]
"Uma pesquisa do jornal USA Today revelou, apenas três meses antes deste livro ser publicado, que somente 11% dos americanos lêem a Bíblia todos os dias. Mais de metade a lê menos de uma vez por mês ou simplesmente não a lê." [Disciplinas Espirituais para a Vida Cristã, Donald S Whitney, p. 195]
"Escolha a ocasião e a hora adequados. Não cochile ou se apresse enquanto lê. Dê à sua Bíblia o melhor e não o pior de seu tempo. Leia toda a Bíblia, fazendo-o de maneira sistemática. Receio que existem várias partes da Palavra de Deus que alguns crentes nunca lêem. Dessa atitude resulta a falta de amplos e bem equilibrados pontos de vista a respeito da verdade, uma falta tão comum em nossos dias." [Os meios da Graça, John Blanchard, p. 419]
"O propósito das Disciplinas Espirituais é a total transformação da pessoa. Elas visam a substituir os velhos e destruidores hábitos de pensamento por novos hábitos vivificadores. Em parte alguma este propósito é visto mais claramente do que na Disciplina do estudo. O apóstolo Paulo diz que o modo de sermos transformados é mediante a renovação da mente (Romanos 12:2)." [Celebração da Disciplina, Richard J Foster, p. 111]
"Se ler a Bíblia pode ser comparado a cruzar um lago límpido e brilhante em um barco a motor, estudar a Bíblia é como cruzar lentamente o mesmo lago em um barco com fundo de vidro." [Disciplinas Espirituais para a Vida Cristã, Donald S Whitney, p. 203]
"A leitura nos dá amplitude de vista, mas o estudo nos dá profundidade." [Disciplinas Espirituais para a Vida Cristã, Donald S Whitney, p. 204]
"Ao ler, escreva observações sobre o texto e registre as perguntas que vêm a sua mente... Encontre uma palavra-chave em sua leitura e use a concordância... resuma um capítulo, parágrafo por parágrafo... Em pouco tempo, seu entendimento de uma determinada parte das Escrituras será muito mais profundo do que o que você obteve somente pela leitura." [Disciplinas Espirituais para a Vida Cristã, Donald S Whitney, p. 207]
"A meditatio Scripturarum é considerada por todos os mestres como o fundamento normal da vida interior. Ao passo que o estudo das Escrituras se concentra na exegese, a meditação das Escrituras concentra-se em internar e personalizar a passagem. A Palavra escrita torna-se uma palavra viva endereçada a você." [Celebração da Disciplina, Richard J Foster, p. 458]
"Semelhantemente, meditar e não orar foi como se preparar para uma corrida e nunca sair da linha de largada. As três incumbências de ler as Escrituras, meditar e orar estão ligadas e, embora cada uma possa ser realizada ocasionalmente em separado, como incumbências formais a Deus elas foram melhor realizadas juntas." [Disciplinas Espirituais para a Vida Cristã, Donald S Whitney, p. 238]
"Meditação, então, é a prática de “mastigar” lentamente a Palavra de Deus até que ela penetre em nosso coração, com o propósito de encontrar Deus e conhecê-lo mais. No fundo, ansiamos por um espaço com Deus em que sejamos alimentados e fortalecidos, instruídos e ensinados a viver a vida que está diante de nós. Deus deseja que nós o busquemos e promete que aqueles que o buscam o encontrarão." [Meditação, Vanessa Belmonte]
"Dons espirituais devem ser usados para servir. Se Deus não pretendesse que seu dom fosse usado, não haveria mais propósito para sua vida. Por que Deus permitiria que vivêssemos senão para sermos úteis a Ele? Em Sua sabedoria e providência, Ele dotou cada crente para servir e manteve cada um de nós vivo para servir... Alguns dons espirituais pendem em direção a ministérios que estão fora dos holofotes e muitas vezes não são apreciados pelas massas. Entretanto, como Jesus, não importa quanto reconhecimento público ganhemos no ministério, somos chamados igualmente para tempos de serviço "nos bastidores". "Alguns têm o dom do auxílio, e essas ações vêm mais naturalmente", escreve Jerry White. "Para a maioria dos cristãos, servir requer um esforço consciente". Ele poderia ter dito isso da seguinte maneira: "servir requer disciplina"." [Disciplinas Espirituais para a Vida Cristã, Donald S Whitney, p. 168]
"Em toda a sua Palavra, Deus condiciona suas ações à oração. Em toda a sua Palavra, suas ações e atitudes são moldadas pela oração. Citar todas as passagens das Escrituras que provam a relação imediata, direta e pessoal da oração com Deus significaria copiar páginas e páginas das Escrituras para este estudo. O homem tem relações pessoais com Deus. A oração é o meio divinamente ordenado pelo qual o homem entra em contato direto com Deus. Por sua própria ordenança, Deus compromete-se a ouvir a oração. Deus confere um grande bem a seus filhos quando estes o buscam ao longo do caminho da oração." [A Arma da Oração, Edward M Bounds, p. 453]
"Orar dá senso, traz sabedoria, alarga e fortalece a mente. O retiro em secreto é um professor perfeito e uma escola perfeita para o pregador. O pensamento não é apenas abrilhantado e aclarado na oração, mas o pensamento nasce na oração." [Pela Oração, Edward M Bounds, p. 487]
"Nós não podemos ter a graça do amanhã, comer o pão do amanhã, orar pelo amanhã. “[...] Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mateus 6.34); e, sem dúvida, se possuímos fé, teremos o suficiente." [A Necessidade da Oração, Edward M Bounds, p. 489]
"A igreja do Novo Testamento parece ter admitido que, se um irmão tivesse alguma enfermidade ou estivesse passando por qualquer aflição, a situação poderia ser motivada por um pecado, que separava a pessoa do pleno fluir da vida redentora. Assim, a Epístola de Tiago (5.16) diz: "Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. "Temos de aceitar o fato de que um pecado inconfesso é um tipo especial de jugo ou obstrução na realidade psicológica e física do cristão. A disciplina da confissão e do perdão remove este jugo." [O Espírito das Disciplinas, Dallas Willard]
"A confissão também ajuda a evitar o pecado. Provérbios 28.13 diz que "quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia". Obviamente, "confessar" ajuda a "abandonar", pois persistir num pecado dentro de um círculo íntimo de relacionamentos (sem mencionar a comunhão no corpo transparente de Cristo) é insuportável. Dizem que a confissão é boa para a alma mas ruim para a reputação; e que uma má reputação torna a vida mais difícil em relação às
pessoas mais próximas, isso todos nós sabemos. No entanto, proximidade e confissão nos forçam a manter uma distância do mal. Nada oferece melhor suporte para o comportamento correto do que a verdade aberta." [O Espírito das Disciplinas, Dallas Willard]
“...o jejum revela as coisas que nos controlam. Este é um maravilhoso benefício para o verdadeiro discípulo que anseia ser transformado a imagem de Jesus Cristo. Cobrimos com alimento e com outras coisas boas aquilo que está dentro de nós, mas no jejum estas coisas vêm à tona. Se o orgulho nos controla, ele será revelado ... Ira, amargura, ciúme, discórdia, medo, se estiverem dentro de nós, aflorarão durante o jejum. A princípio racionalizaremos que a ira é devida à fome; depois descobriremos que estamos irados por causa do espírito de ira que há dentro de nós. Podemos regozijar-nos neste conhecimento porque sabemos que a cura está disponível mediante o poder de Cristo.” [Celebração Da Disciplina, Richard Foster, p.73]
"Com relação a Ceia do Senhor, temos aqui uma aplicação eclesial muito específica e importante. A Ceia é um memorial com a sua própria liturgia. Seus elementos asseguram a presença do Espírito de Cristo e a graça de Deus. Portanto, há uma recomendação de que não seja tomada de maneira alguma, indignamente, para que não haja pessoas doentes e debilitadas na congregação. Wesley entendeu que a graça de Deus transmitida através dos meios promove a santidade. Vemos como há uma relação direta entre tomar a Ceia corretamente para que haja saúde na igreja e crescer na vida de santidade. [Os Meios da Graça no Pensamento de John Wesley, Eduardo Vasconcellos]
"É por isso que a adoração a Deus, tanto pública quanto privada, deve ter como base e incluir muito da Bíblia. A Bíblia revela Deus a nós para que possamos adorá-Lo. A leitura e a pregação da Bíblia são centrais na adoração pública por serem a apresentação mais clara, mais direta e mais extensa de Deus na reunião. Pelas mesmas razões, a absorção e a meditação bíblica são o coração da adoração privada. Os salmos e hinos e cânticos espirituais são cantados ou para expressar verdades sobre Deus ou em reação de adoração a Deus. A oração é uma reação a Deus como Ele é revelado nas Escrituras, assim como ofertar." [Disciplinas Espirituais para a Vida Cristã, Donald S Whitney, p. 110]
"Um livro é essencialmente uma conversa entre autor e leitor... Nosso objetivo é simplesmente conduzir tantos homens quantos conseguirmos para relacionamentos vitais que produzam homens de Deus." [Como o Ferro Afia o Ferro, Howard Hendricks, p. 127, 130]
"O valor do mentoreamento deriva do valor dos relacionamentos... pessoas tendem a ensinar umas às outras pelo contato - mais uma vez, como o ferro afia o ferro." [Como o Ferro Afia o Ferro, Howard Hendricks, p. 131]
"É o princípio de ser um modelo, e de seguir um modelo, que é necessário para qualquer habilidade completa... Assim, o mentoreamento precisa ser D. H. para que Deus o use na formação de outro homem." [Como o Ferro Afia o Ferro, Howard Hendricks, p. 132]
"É lógico que talvez você esteja entre o número crescente de homens que dizem (geralmente com pesar): 'Eu nunca tive um mentor'." [Como o Ferro Afia o Ferro, Howard Hendricks, p. 130]
"O discipulado é o processo no qual um crente mais maduro se dispõe, por um determinado período, a investir em um ou alguns crentes mais novos, a fim de ajudar seu crescimento na fé — o que inclui ajudá-los também a investir em outros, que irão investir em outros. Isso foi a maior parte do ministério de Jesus, desde o momento em que ele chamou apenas doze: 'Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens' (Mt 4.19), até enviá-los: 'Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações' (Mt 28.19)." [Hábitos Espirituais, David Mathis, p.282]
"Finalmente, e o mais importante para a vida de graça disciplinada, a falta de bens não é uma condição adequada para se fazer provisão para os que são necessitados. De fato, tornar isso uma vocação especial é destruir toda a possibilidade do povo de
Cristo de influenciar o mundo para o bem comum. O bem de todas as pessoas exige que pessoas "boas" possuam e controlem a riqueza da Terra.
O papel do ministério cristão ou da vocação religiosa "especial" é incorporar e comunicar o evangelho do governo de Deus a todos e preparar aqueles que podem assumir posições estratégicas no mundo para serem mordomos dos seus bens. Se ensinados de forma apropriada, tais cristãos, em ambientes seculares importantes, serão encarregados de providenciar, por meio dos bens materiais deste mundo, aquilo que precisa ser feito." [O Espírito das Disciplinas, Dallas Willard]





BELMONTE, Vanessa. Box Disciplinas Espirituais. Thomas Nelson Brasil, 2024.
BOUNDS, Edward M. A Arma da Oração. Editora Vida, 2021.
BOUNDS, Edward M. A Necessidade da Oração. Editora Oxigênio, 2015.
COLLINS, Kenneth J. Teologia de John Wesley. CPAD, 2011.
DANIEL, Silas. Arminianismo - a mecânica da salvação: uma exposição histórica, doutrinária e exegética sobre a graça de Deus e a responsabilidade humana. CPAD, 2017.
EARLEY, Justin Whitmel. Hábitos: Como Praticar a História de Deus na Rotina Familiar. Editora Central Gospel, 2022.
FOSTER, Richard J. Celebração da Disciplina: O Caminho do Crescimento Espiritual. Editora Vida, 2007.
HARPER, Steve. Manual: A Vida Devocional na Tradição Wesleyana. Editora Angular, 2014.
HENDRICKS, Howard. Como o ferro afia o ferro. Shedd Publicações, 2006.
MATHIS, David. Hábitos espirituais: Prazer em Jesus pela graça diária. Editora Fiel, 2022.
PICIRILLI, Robert E. Graça, Fé, Livre arbítrio: Visões contrastantes da salvação: Calvinismo e Arminianismo. Editora Reflexão, 2017.
Revista Em Marcha, Raízes da Nossa Fé. Editora Angular - 2018/2
SUBIRÁ, Luciano. A Cultura do Jejum: Encontre um nível mais profundo de intimidade com Deus. Editora Hagnos, 2022.
WILLARD, Dallas. O Espírito das Disciplinas: Entendendo Como Deus Transforma Vidas. Editora habacuc, 2021.
WHITNEY, Donald S. Disciplinas espirituais para a vida cristã. COLLINS, Editora Batista Regular, 2021.
WESLEY, John. Sermões. <https://igrejamrp.webnode.page/metodismo/serm%C3%B5es%20de%20wesley/>
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